PF investiga falsificação de laudos psicológicos de vigilantes na Paraíba

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 21, uma operação contra suspeitos de falsificar documentos para fraudar exames psicotécnicos para certificação de vigilantes na Paraíba.

Ao menos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Patos, no Sertão do estado, foram cumpridos. As buscas foram realizadas também na cidade de João Pessoa.

Segundo a PF, os representantes da empresa teriam usado laudos falsos para a homologação de concluintes de cursos de vigilantes, nos anos de 2022 e 2023, que sequer teriam participado de aulas de formação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira, a notícia é preocupante porque, além do crime, a prática coloca em risco o vigilante e a sociedade.

“Temos visto um alto número de vigilantes adoecidos. Alguns casos, inclusive, terminam em suicídio”, destaca.

“O profissional doente precisa ser afastado para se cuidar. É um absurdo o curso fraudar um exame tão importante”, continua.

Amaro destaca a importância de a investigação ser aprofundada pela Polícia Federal para saber se não há ramificações em outros estados.

Ele lembra, por fim, que antes os exames eram feitos no próprio Centro de Formação, mas para que não haja interferência da direção do curso ou do contratante, estão sendo feitos em médicos credenciados pela PF.

“Um laudo psicológico bem feito e um vigilante saudável são determinantes para a segurança de todos”, finaliza.