Em reunião com Gil Arantes, sindicalistas apresentam reivindicações dos trabalhadores de Barueri

Sindicalistas de Barueri e região se reuniram na manhã desta terça-feira, 19, com o pré-candidato a prefeito de Barueri, Gil Arantes. O objetivo do encontro era entregar uma carta com reivindicações urgentes dos trabalhadores da cidade.

O evento aconteceu no Sindicato dos Vigilantes de Barueri e mais de dez entidades e dezenas de lideranças sindicais compareceram. As pautas apresentadas ao pré-candidato refletem as principais preocupações dos trabalhadores da cidade, tanto os que estão na iniciativa privada quanto os servidores públicos.

Gil Arantes já ocupou o cargo de prefeito da cidade de Barueri em três ocasiões: 1997 a 2001; 2001 a 2005 e de 2012 a 2016. Ele também exerceu o cargo de deputado estadual por São Paulo em dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2013. E, na manhã desta terça-feira, ele chegou ao sindicato acompanhado pelo ex-vice-prefeito Carlos Zicardi.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira, é preciso que haja união das forças da cidade pelo bem dos trabalhadores, independentemente de preferência política ou sigla partidária.

“Com as transformações no mundo do trabalho, é urgente que a cidade tenha políticas que garantam oportunidades de empregos e de formação para o trabalhador”, destacou.

E continuou: “Essa frente é suprapartidária e busca o interesse dos trabalhadores”.

Amaro destacou ainda que o ideal é que haja na cidade uma Secretaria do Trabalho, órgão voltado para fomentar políticas públicas de geração de emprego e renda no município e promover a capacitação profissional, formação de jovens e atração de novas vagas.

Já Eduardo Assarito, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barueri (Sindserv), lembrou que nos anos em que Gil governou Barueri a cidade tinha uma Secretaria de Emprego. “A recriação da pasta é importante para que haja a valorização dos trabalhadores – tanto da iniciativa privada quanto os servidores públicos – com salários justos, boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento profissional”, destacou.

Em sua fala, Gil Arantes disse que, em Barueri, “o trabalhador é esquecido pelo Poder Público”. Ele afirmou ainda que, caso seja eleito, dará atenção especial ao assunto.

E, atendendo ao pedido dos dirigentes, se comprometeu com a criação da Secretaria de Emprego. “Ter sim uma Secretaria de Trabalho vai dar melhores condições para que a gente possa preparar os trabalhadores para o mercado de trabalho”, destacou.

E continuou: “Nós precisamos criar na prefeitura ferramentas e instrumentos que sejam voltados para o trabalhador. Há uma dificuldade enorme de mão de obra para o mercado na nossa cidade”, continuou.

 

Antes de finalizar sua fala, Gil lembrou que um estudo chegou a ser feito – com a ajuda de empresários da cidade – sobre a viabilidade da tarifa zero. E que é possível e, se for eleito, irá implantar o benefício logo no início do mandato.

Além do Sindicato dos Vigilantes de Barueri e do Sindserv, estiveram representados o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região; Sindicato das Costureiras; Sindicato da Construção Civil; Sindicato dos Gráficos; Sindicato dos Condutores; Sindicato dos Bancários; Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e Portal Visão Oeste.