CNTV participa de Encontro Regional da UNI Américas realizado na Argentina
A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) representada por seu diretor, Amaro Pereira, participa nesta segunda-feira, 3, e terça-feira, 4, da reunião do Comitê Diretivo Regional da UNI Global Union Américas, que está sendo realizado na cidade de Buenos Aires, Argentina.
O encontro acontece na sede do Sindicato de Obreiros de Maestranza (SOM-RA). Entre os assuntos tratados estavam o Dia Internacional da Justiça, celebrado no dia 15 de junho, e a situação que os trabalhadores de segurança privada, asseio e conservação estão atravessando nos países.
Amaro e os outros participantes foram recepcionados pelo dirigente da entidade sindical argentina, Leonardo E. Cardinale, que também é diretor da UNI. Cardinale aproveitou a oportunidade para apresentar o sindicato aos participantes.
O grupo tratou também da organização do Congresso Mundial da UNI – que será realizado ainda este ano na Filadélfia – Estados Unidos, tratou de clima, tecnologia, Inteligência Artificial (IA) e o impacto dessas questões para os trabalhadores.
Segundo Amaro Pereira, os encontros da UNI são oportunidades importantes para discussão sobre a situação dos trabalhadores e a busca por soluções conjuntas que deem dignidade à esses profissionais. “As dificuldades que os trabalhadores enfrentam em um país são as mesmas vividas por trabalhadores de outros países”, destaca.
“O salário normalmente é baixo, o ambiente de trabalho é precário, os direitos trabalhistas são negados e falta respeito”, continua.
Ainda segundo Amaro, a maioria das empresas de segurança, limpeza e asseio são transnacionais, ou seja, de capital estrangeiro. “Por isso o “modus operandis” é o mesmo e a discussão por parte dos trabalhadores também precisa ser unificada”, finaliza.