CNTV define propostas para atualização da portaria 3233 do DPF

Encerrado no dia 30 de abril o prazo dado pela CNTV para que as entidades encaminhassem propostas para a atualização da Portaria, dirigentes de vários Estados se reuniram, nos dias 07 e 08 de maio, na nossa sede em Brasília, com a finalidade de consolidar as propostas e encaminhá-las ao DPF.
Essa Portaria trata das normas das atividades de segurança privada, dentre outros procedimentos e a atualização deste instrumento foi uma iniciativa da Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP) da Polícia Federal, que concedeu um prazo de dois meses para que as entidades que integram a CCASP, apresentem sugestões.

Os dirigentes definiram várias propostas de alteração, exclusão e inclusão para a atualização da portaria, buscando melhorar a forma como são feitos alguns procedimentos segurança na nossa atividade, levando em conta a necessidade de proteger a vida dos trabalhadores e da população em geral. Uma das medidas é o aumento da potencia dos carros utilizados para a escolta armada, sua blindagem e o uso de sistema de rádio eficaz. Propomos ainda, alterações na forma de requerimento da CNV, aumento de munição e melhora de armamento para o Transporte de Valores, dentre outras coisas.

“Não é fácil propor alterações na Portaria 3233, pois ela está atrelada a uma Lei que é de 1983, que também precisa de atualizações, aí não se consegue avançar tanto, mas fizemos o possível para contemplar todos os pleitos da nossa categoria, toda a nossa realidade e as dificuldades que temos sentido na pele no dia-a-dia”, afirmou o presidente da Confederação, José Boaventura.

Outras propostas aprovadas visam garantir os direitos dos vigilantes.”Embora seja direito do vigilante, fizemos questão de inserir na norma que os vigilantes deverão receber materiais e equipamentos em perfeito estado de conservação, inclusive armas e coletes a prova de balas), finalizou o Secretário de Assuntos Jurídicos da CNTV e Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira.

A próxima fase agora é colocar nos moldes solicitados e encaminhar para o DPF. Vamos aguardar para ver as atualizações que vem por aí.

 

Por CNTV