Carta de solidariedade ao Sindvigilantes e aos vigilantes da Bahia

O Sindicato dos Vigilantes de Barueri vem acompanhando com atenção o desenrolar dos fatos envolvendo o Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes-BA) e o sindicato patronal (SindespBA).

O fato é que naquele Estado os trabalhadores estão há 3 anos sem reajuste salarial e nem reposição da inflação por pura intransigência do empresariado.

Desde 2019 os patrões simplesmente se recusam a aumentar os salários dos vigilantes e tampouco cumprem as determinações da Justiça.

O mais novo capítulo dessa história é o vergonhoso COMUNICADO À IMPRENSA, divulgado pela entidade patronal.

No documento, o SindespBA acusa o sindicato de trabalhadores de dificultar “o fechamento das convenções coletivas de trabalho a partir do ano de 2019” e de “se valer de cláusulas da (Convenção Coletiva de 2018] para ingressar com ações coletivas na justiça do trabalho contra as empresas de segurança privada do Estado, criando desta forma insegurança jurídica nas relações, na medida em que pleitearam indenizações absurdas e incompreensivas”.

Oras, se as empresas não cumprem as cláusulas constantes nas Convenções Coletivas assinadas por elas mesmas e prejudicam os trabalhadores a única saída é acionar a justiça.

Como resposta ao vergonhoso COMUNICADO À IMPRENSA do setor patronal o Sindvigilantes-BA emitiu uma NOTA DE REPÚDIO E DE SOLIDARIEDADE.

A entidade laboral enfatiza que “nos três anos que os trabalhadores tentam uma negociação séria, os patrões respondem com reajuste zero, redução de remuneração, retirada de conquistas, deboche e chantagem”, e afirma que não permitirá que os patrões levem os trabalhadores de volta à escravidão.

O Sindicato dos Vigilantes de Barueri se solidariza com os vigilantes da Bahia e manifesta total apoio ao Sindivigilantes-BA, enfatizando que apenas a participação, a união e resistência dos trabalhadores impedirão de acontecer na Bahia os abusos que acontecem hoje no Estado de São Paulo.

Fiquem firmes, companheiros. Lutar, para nós, vigilantes, nunca foi uma opção. 

“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”- Martin Luther King

Sindicato dos Vigilantes de Barueri

Imagem de truthseeker08 por Pixabay